Instituto do Jovem
Importante ressaltar que toda a metodologia de trabalho desta casa foi desenvolvida com esmero e tem sido testada em vários centros espíritas do país. Este programa nacional de trabalho e atividades estão melhor apresentados no site: www. ocentroespírita.com, onde você pode fazer downloads e conhecer nossa metodologia.
![]() | “Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemo-lhes a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.” Léon Denis |
O que é o Instituto do Jovem?
O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evengelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos, assistindo-o em suas necessidades a, canalizando suas potencialidades para o bem, e, ao mesmo tempo, especializar trabalhadores que atuarão na Evangelização Juvenil.
Por que implantar esse Instituto na Casa Espírita?
Pela necessidade de prepararmos trabalhadores que cooperem com Jesus na sublime tarefa de Evangelização da Juventude;
Amparar o Jovem, clareando sua mente, enriquecendo seu coração e fortalecendo seu espírito para poder atender ao chamado do Cristo: - ‘Vem e segue-me.’
“No jovem, ainda é possível corrigir e compensar falhas e deficiências da infância [...].
“Será indispensável, mesmo urgente, porém, lecionar a essa juventude tão rica de generosos pendores, tão enamorada de ardentes ideais quanto desordenada e inconsequente em suas diretrizes, e a quem escasseiam exemplos edificantes, lições enaltecedoras capazes de impulsioná-la, para a padronização do Bem […].” (Bezerra de Menezes, Tragédia de Santa Maria, 11. ed., p. 7).
Amparar o Jovem, clareando sua mente, enriquecendo seu coração e fortalecendo seu espírito para poder atender ao chamado do Cristo: - ‘Vem e segue-me.’
“No jovem, ainda é possível corrigir e compensar falhas e deficiências da infância [...].
“Será indispensável, mesmo urgente, porém, lecionar a essa juventude tão rica de generosos pendores, tão enamorada de ardentes ideais quanto desordenada e inconsequente em suas diretrizes, e a quem escasseiam exemplos edificantes, lições enaltecedoras capazes de impulsioná-la, para a padronização do Bem […].” (Bezerra de Menezes, Tragédia de Santa Maria, 11. ed., p. 7).
Funcionamento da Mocidade
![]() | “A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p.200). |
O que é a mocidade?
A Mocidade é o Núcleo de trabalho que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita propondo em seu trabalho cursos doutrinários, programa da reforma íntima, atividades práticas e alegria cristã.
Quais são os objetivos desse trabalho?
OFERECER ÀQUELES QUE BUSCAM A MOCIDADE DIRETRIZES SEGURAS, DENTRO DO EVANGELHO, A FIM DE QUE, ATRAVÉS DA SUA FORMAÇÃO MORAL, SEJAM ELES A BASE DE UMA SOCIEDADE FELIZ.
“Somente o Evangelho – meditemos bem – solucionará o problema evolutivo da Humanidade. [...].
Os moços espíritas de hoje edificarão, com o Evangelho, a reforma dos costumes, a fim de que possa Jesus dizer, um dia: - “O meu Reino já é deste mundo”.” (Martins Peralva, Estudando o Evangelho, 4. ed., p.144, 146).
Os moços espíritas de hoje edificarão, com o Evangelho, a reforma dos costumes, a fim de que possa Jesus dizer, um dia: - “O meu Reino já é deste mundo”.” (Martins Peralva, Estudando o Evangelho, 4. ed., p.144, 146).
ESTIMULAR NO JOVEM, QUE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MORAL E PSICOLÓGICO, O AFLORAMENTO DOS PRINCÍPIOS CRISTÃOS, ATRAVÉS DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS E ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS:
“Cada menino e moço no mundo é um plano de Sabedoria Divina para serviço à Humanidade, e todo menino e moço transviado é um plano da Sabedoria Divina que a Humanidade corrompeu ou deslustrou”. (Emmanuel, Religião dos espíritos, 4. ed., p.138).
PROPICIAR MEIOS DE INTEGRAR A JUVENTUDE A JESUS
“Juventude e Jesus!
Quando essas duas forças estiverem integradas, a daqueles que tudo desejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a Daquele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado com base nos Códigos Supremos da vida e da alma, o eloqüente progresso, desde há tanto anelada. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.” (Ivan de Albuquerque, Cântico da juventude, p.25-26
Quando essas duas forças estiverem integradas, a daqueles que tudo desejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a Daquele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado com base nos Códigos Supremos da vida e da alma, o eloqüente progresso, desde há tanto anelada. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.” (Ivan de Albuquerque, Cântico da juventude, p.25-26
Estrutura pedagógica
Divisão em níveis
A Mocidade está dividida em níveis, sendo que cada nível possui uma grade curricular própria com vistas a um atendimento adequado a cada realidade.
O atendimento dos jovens que participam da Mocidade dar-se-á em dois níveis obedecendo ao critério de idade, visto a necessidade de um acompanhamento adequado as transformações espirituais, físicas e psicológicas específicas de cada fase.
Esta divisão em níveis fica estabelecida apenas para fins pedagógicos.
"Cedamos algo de nós mesmos, em favor dos outros, pelo muito que os outros fazem por nós."
(Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.320).
a) NÍVEL III
Atende aos jovens de I2 e I3 anos e onze meses, provindos ou não da Escola de Evangelização Espírita Infantil, da comunidade, aqueles encaminhados pelo tratamento espiritual da Casa Espírita e filhos de trabalhadores.
"O adolescente está em formação e, naturalmente, possuindo forças que devem ser canalizadas com equilíbrio para que não o transtorne, necessita de apoio e de discernimento, de orientação familiar, porque lhe falta a experiência que melhor ensina os rumos a seguir em qualquer tentame de vida." (Joanna de Ângelis, Adolescência e Vida, 2. ed., p.26).
b) NÍVEL IV
Atende aos jovens a partir de I4 anos provindos do Nível III, da comunidade, aqueles encaminhados pelo tratamento espiritual da Casa Espírita e filhos de trabalhadores.
"A mocidade possui como o corpo físico uma força magnética de imenso teor, atraindo a enviando vibrações que se ajustam com outras de igual qualidade.
Atentemos para esta força poderosa, arregimentando todas as nossas energias, condensando os pensamentos num único objetivo: a espiritualização da Terra." Bezerra (Bezerra de Menezes e outros, Garimpeiros do além, p.65).

Esta divisão em níveis fica estabelecida apenas para fins pedagógicos.
"Cedamos algo de nós mesmos, em favor dos outros, pelo muito que os outros fazem por nós."
(Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.320).
a) NÍVEL III
Atende aos jovens de I2 e I3 anos e onze meses, provindos ou não da Escola de Evangelização Espírita Infantil, da comunidade, aqueles encaminhados pelo tratamento espiritual da Casa Espírita e filhos de trabalhadores.
"O adolescente está em formação e, naturalmente, possuindo forças que devem ser canalizadas com equilíbrio para que não o transtorne, necessita de apoio e de discernimento, de orientação familiar, porque lhe falta a experiência que melhor ensina os rumos a seguir em qualquer tentame de vida." (Joanna de Ângelis, Adolescência e Vida, 2. ed., p.26).
b) NÍVEL IV
Atende aos jovens a partir de I4 anos provindos do Nível III, da comunidade, aqueles encaminhados pelo tratamento espiritual da Casa Espírita e filhos de trabalhadores.
"A mocidade possui como o corpo físico uma força magnética de imenso teor, atraindo a enviando vibrações que se ajustam com outras de igual qualidade.
Atentemos para esta força poderosa, arregimentando todas as nossas energias, condensando os pensamentos num único objetivo: a espiritualização da Terra." Bezerra (Bezerra de Menezes e outros, Garimpeiros do além, p.65).
Graus de Ensino
Os cursos ministrados neste nível, possuem um encadeamento de idéias e gradação de conhecimentos entre si e uma seqüência que, para fins doutrinários-pedagógicos, estao distribuídos nos seguintes graus de ensino:
+ Grau Básico
+ Grau Médio
+ Grau Superior
+ Grau Básico
+ Grau Médio
+ Grau Superior
Currículo
- Cursos;
- Trabalho (atividades práticas);
- Reforma Íntima;
- Alegria Cristã.
- Trabalho (atividades práticas);
- Reforma Íntima;
- Alegria Cristã.
Estudo
O objetivo deste momento é o conhecimento e enriquecimento doutrinário do jovem, bem como a sua reforma íntima. Os cursos serao seqüênciais e gradativos, cuja grade curricular é estabelecida pelo Instituto.
"Quem deseja tornar-se versado numa ciencia tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias." (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 75. ed., p.3I).
"A educação propoe e o educando aprende mediante o exercício, a reflexao, o amadurecimento." (Joanna de Angelis, Adolescencia e vida, 2. ed., p.35).
"Quem deseja tornar-se versado numa ciencia tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias." (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 75. ed., p.3I).
"A educação propoe e o educando aprende mediante o exercício, a reflexao, o amadurecimento." (Joanna de Angelis, Adolescencia e vida, 2. ed., p.35).
Trabalho (atividades práticas)
Esta atividade visa associar os conhecimentos adquiridos no momento de estudo com o trabalho, não só despertando a consciencia juvenil para o bem, mas também desenvolvendo seu poder de concentração, disciplina e desenvolvimento de suas potencialidades.
As atividades práticas estao vinculadas a parte doutrinária visando oportunizar ao jovem a vivencia nos diversos trabalhos, cada uma com seus objetivos morais e pedagógicos.
"Havia, porém um terceiro curso, o qual se resumia no ensaio da aplicação, na vida prática, dos valores adquiridos durante os estudos e observações dos cursos anteriormente mencionados. Em vez, porém, de nos instruírem para uma "prática profissional", como se diria em linguagem terrena, esse terceiro aprendizado, orientado para a prática da observância das Leis da Providencia [...]." (Yvonne A. Pereira, Memórias de um suicida, 4. ed., p.453).
"O trabalho é sempre o instrutor do aperfeiçoamento." (Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.74).
"Cedamos algo de nós mesmos, em favor dos outros, pelo muito que os outros fazem por nós." (Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.320)
As atividades práticas estao vinculadas a parte doutrinária visando oportunizar ao jovem a vivencia nos diversos trabalhos, cada uma com seus objetivos morais e pedagógicos.
"Havia, porém um terceiro curso, o qual se resumia no ensaio da aplicação, na vida prática, dos valores adquiridos durante os estudos e observações dos cursos anteriormente mencionados. Em vez, porém, de nos instruírem para uma "prática profissional", como se diria em linguagem terrena, esse terceiro aprendizado, orientado para a prática da observância das Leis da Providencia [...]." (Yvonne A. Pereira, Memórias de um suicida, 4. ed., p.453).
"O trabalho é sempre o instrutor do aperfeiçoamento." (Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.74).
"Cedamos algo de nós mesmos, em favor dos outros, pelo muito que os outros fazem por nós." (Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.320)
Reforma Íntima
Formulai, pois, de vós para convosco, questoes nítidas precisas e não temais multiplica-las. Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar haveres que vos garantam repouso na velhice? Não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, o fim que vos faz suportar fadigas e privações temporárias? Pois bem! que é esse descanso de alguns dias, turbado sempre pelas enfermidades dos corpo, em comparação com o que espera o homem de bem? Não valerá este outro a pena de alguns esforços? Sei haver muitos que dizem ser positivo o presente e incerto o futuro. Ora, esta exatamente a idéia que estamos encarregados de eliminar do vosso íntimo, visto desejarmos fazer que compreendais esse futuro, de modo a não restar nenhuma dúvida em vossa alma. (Allan Kardec, O livro dos Espíritos, 72. ed., perg. 919)
Grade Curricular
Nível III - 12 e 13 anos (4 semestres) | |||
1o Semestre | 2o Semestre | 3o Semestre | 4o Semestre |
Aprendizes do Bem | O Jovem e a Família | O Jovem e o Sexo | O Jovem e os Vícios |
Nível IV - acima de 14 anos (Básico - 6 semestres) | |||||
1o Semestre | 2o Semestre | 3o Semestre | 4o Semestre | 5o Semestre | 6o Semestre |
O Jovem e a Doutrina Espírita | Vivencia Familiar | Gincana do Livro dos Espíritos | Os vícios na Juventude | Juventude e Sexualidade | Cristianismo Primitivo |
Prática (Os jovens do nível III e IV fazem a prática juntos) | ||||
1o Núcleo | 2o Núcleo | 3o Núcleo | 4o Núcleo | 5o Núcleo |
Novatos Laborterapia | - Lar de maes gestantes; - Atendimento individualizado as famílias; - CFAS; - Campanha do enxoval; Culto nos lares | - Visita ao Lar de Mae Gestante; - Planejamento e atuação nos programas em defesa da vida; - Evangelização Infantil; - Trabalho com pessoas de rua. | - Confecção de material para o Boletim do Centro Espírita; - Visita ao Alcoólicos Anônimos; - Visita a áreas com pessoas viciadas; - CFAS; - Trabalho nos hospitais. | - Campanha de Esclarecimento Humberto de Campos; - Caravana Jesus no Lar; - Trabalho nos postos; - Evangelização; - Trabalho com moradores de rua. |
* No 5o Núcleo o jovem poderá ser convidado para auxiliar na coordenação de uma das atividades práticas.

* A Reunião Pública Jovem foi prevista com o objetivo de atender os jovens que adentrem a Mocidade após a quarta aula do início dos cursos. Tendo a coordenção da Mocidade a opção de escolher dez aulas dos trinta e cinco temas oferecidos para esse fim.
Funcionamento da Mocidade no Centro Espírita
Dia da semana: Sábado
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
8:00 as 8:10 => Preparação geral dos trabalhadores do centro espírita;
8:10 as 8:15 => Deslocamento para sala da mocidade;
8:15 as 9:00 => Planejamento dos Instrutores/Escola do Trabalhador Jovem/Tratamento (direcionados para jovens em tratamento);
9:00 as 9:10 => Recepção/Alegria Crista/Prece;
9:10 as 9:40 => Oficinas de Jogos;
9:40 as 10:00 => Lanche;
10:00 as 11:10 => Atividades Práticas;
11:10 as 11:20 => Intervalo;
11:20 as 11:40 => Reforma Íntima;
11:40 as 12:35 => Curso (55') e prece final em sala;
12:35 as 12:45 => Sopa/Organização do local;
12:45 as 13:00 => Encerramento dos trabalhadores;
A porta será fechada no horário combinado para o início das aulas, não sendo permitida a entrada após o mesmo. O aluno que chegar atrasado será encaminhado para a sala de Reunião Pública, e no segundo momento será encaminhado para a Parte Diversificada.
FREQÜÊNCIA
Serao anotadas as presenças as aulas, para efeito de avaliação e promoção do Núcleo Comum e no primeiro curso da Parte Diversificada.
Na Parte Diversificada a freqüência terá apenas efeito de acompanhamento.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E PROMOÇÃO NOS CURSOS
Serao aprovados e promovidos para o curso subseqüênte os alunos que alcançarem freqüência mínima de 75% de participação durante o semestre.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
8:00 as 8:10 => Preparação geral dos trabalhadores do centro espírita;
8:10 as 8:15 => Deslocamento para sala da mocidade;
8:15 as 9:00 => Planejamento dos Instrutores/Escola do Trabalhador Jovem/Tratamento (direcionados para jovens em tratamento);
9:00 as 9:10 => Recepção/Alegria Crista/Prece;
9:10 as 9:40 => Oficinas de Jogos;
9:40 as 10:00 => Lanche;
10:00 as 11:10 => Atividades Práticas;
11:10 as 11:20 => Intervalo;
11:20 as 11:40 => Reforma Íntima;
11:40 as 12:35 => Curso (55') e prece final em sala;
12:35 as 12:45 => Sopa/Organização do local;
12:45 as 13:00 => Encerramento dos trabalhadores;
A porta será fechada no horário combinado para o início das aulas, não sendo permitida a entrada após o mesmo. O aluno que chegar atrasado será encaminhado para a sala de Reunião Pública, e no segundo momento será encaminhado para a Parte Diversificada.
"Pontualidade - tema essencial no cotidiano, disciplina da vida. [...]
Pontualidade é sempre dever [...]." (André Luiz, Desobsessão, 4. ed., p.49).
Pontualidade é sempre dever [...]." (André Luiz, Desobsessão, 4. ed., p.49).
FREQÜÊNCIA
Serao anotadas as presenças as aulas, para efeito de avaliação e promoção do Núcleo Comum e no primeiro curso da Parte Diversificada.
Na Parte Diversificada a freqüência terá apenas efeito de acompanhamento.
"Quem deseja a benção divina, trabalhe para merecer.
O aprendiz ausente da aula não pode reclamar benefícios decorrentes da lição." (Emmanuel, Religião dos Espíritos, 18. ed., p.230).
O aprendiz ausente da aula não pode reclamar benefícios decorrentes da lição." (Emmanuel, Religião dos Espíritos, 18. ed., p.230).
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E PROMOÇÃO NOS CURSOS
Serao aprovados e promovidos para o curso subseqüênte os alunos que alcançarem freqüência mínima de 75% de participação durante o semestre.
"Neste propósito, o curso de introdução as aulas superiores está cheio de temas relativos a melhoria espiritual que nos compete atingir." (Neio Lúcio, Mensagem do pequeno morto, 5. ed., p.63).
Planejamento das Atividades
Reconhecendo a importância do planejamento para o exito da Mocidade, descreveremos abaixo alguns itens necessários para a programação das atividades.
Ressaltamos que em todas as atividades realizadas pela Casa Espírita a Mocidade, sendo a força de trabalho promissora, deverá prestar seu apoio participando ativamente dos eventos.
Ressaltamos que em todas as atividades realizadas pela Casa Espírita a Mocidade, sendo a força de trabalho promissora, deverá prestar seu apoio participando ativamente dos eventos.
Planejamento Anual
Preve as atividades que serao realizadas no respectivo ano de trabalho, registrando-as para o acompanhamento, observando a programação da Casa Espírita, adequando, assim, as datas para que não haja choque de atividades.
Planejamento Semestral
Prevê as atividades que serao realizadas no semestre, de acordo com a metodologia adotada de cursos com duração semestral. Este planejamento deverá obedecer ao planejamento anual.
A estrutura pedagógica do Instituto do Jovem estabelece um roteiro de 19 aulas curriculares, assim organizadas:
É aquela destinada a apresentação do curso, conhecimento dos alunos, normas disciplinares e critérios de aprovação, e deverá ser muito bem preparada, enriquecida com dinâmicas de grupo, pois refletirá na continuidade do curso. Também nesta aula, o instrutor deverá proporcionar ao jovem um clima de alegria e de fraternidade.
DAS AULAS TEÓRICAS
Sao aquelas destinadas a aplicação dos conteúdos que enriquecerao o jovem nos aspectos doutrinário e moral.
DAS AULAS ESPECIAIS
Sao aquelas que atendem as atividades de confraternizações, comemorações, encontros espíritas, tais como: dia das maes, festivais de arte, aniversário da Casa Espírita, bem como as eventuais necessidades detectadas na Mocidade, através de palestras com especialistas.
DA AULA DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
É aquela que finaliza o curso, avaliando a participação e o aproveitamento dos alunos, bem como a sua promoção para os cursos seguintes.
"Insistamos na confraternização permanente de nossas energias, a fim de que o trabalho de equipe possa oferecer ao próximo todo o rendimento de que sejamos capazes na edificação do bem." (Batuíra, Mais luz, 6. ed., p.42).
A estrutura pedagógica do Instituto do Jovem estabelece um roteiro de 19 aulas curriculares, assim organizadas:
+ 01 aula inaugural;
+ 12 aulas teóricas;
+ 03 aulas especiais;
+ 01 aula de avaliação e encerramento;
+ 02 passeios, gincanas e/ou encontros espíritas.
DA AULA INAUGURAL+ 12 aulas teóricas;
+ 03 aulas especiais;
+ 01 aula de avaliação e encerramento;
+ 02 passeios, gincanas e/ou encontros espíritas.
É aquela destinada a apresentação do curso, conhecimento dos alunos, normas disciplinares e critérios de aprovação, e deverá ser muito bem preparada, enriquecida com dinâmicas de grupo, pois refletirá na continuidade do curso. Também nesta aula, o instrutor deverá proporcionar ao jovem um clima de alegria e de fraternidade.
DAS AULAS TEÓRICAS
Sao aquelas destinadas a aplicação dos conteúdos que enriquecerao o jovem nos aspectos doutrinário e moral.
DAS AULAS ESPECIAIS
Sao aquelas que atendem as atividades de confraternizações, comemorações, encontros espíritas, tais como: dia das maes, festivais de arte, aniversário da Casa Espírita, bem como as eventuais necessidades detectadas na Mocidade, através de palestras com especialistas.
DA AULA DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
É aquela que finaliza o curso, avaliando a participação e o aproveitamento dos alunos, bem como a sua promoção para os cursos seguintes.
"Insistamos na confraternização permanente de nossas energias, a fim de que o trabalho de equipe possa oferecer ao próximo todo o rendimento de que sejamos capazes na edificação do bem." (Batuíra, Mais luz, 6. ed., p.42).
Planejamento Semanal
No planejamento semanal a dupla de instrutores deverá reunir-se para planejar a aula, assim como os coordenadores de atividades deverao checar todas as atividades a serem desenvolvidas na Mocidade.
Ressaltamos a importância de todas as atividades realizadas na Mocidade estarem em consonância com o planejamento da Casa Espírita e terem o aval de sua diretoria.
Ressaltamos a importância de todas as atividades realizadas na Mocidade estarem em consonância com o planejamento da Casa Espírita e terem o aval de sua diretoria.
Equipe de Instrutores
. Para cada curso será designado um primeiro instrutor e, se possível, um segundo.
. Visando o bom desempenho dos cursos, faz-se necessário a realização de reuniões de planejamento, treinamento e avaliação programadas pela direção da Escola para Formação de Trabalhadores.
. Estas reuniões deverao ocorrer no mínimo duas vezes durante o semestre, podendo, de acordo com as necessidades da Instituição, serem realizadas mais vezes.
. No caso de faltas no curso e/ou nas reuniões, o instrutor deverá justificar-se com antecedencia a direção da Escola para Formação de Trabalhadores do Instituto do Jovem.
. Todas as faltas serao avaliadas pelo Conselho Executivo do Instituto, tendo como parâmetro as orientações do Espírito André Luiz, no livro Desobsessão, cap.63: "Muito natural que a ausencia não justificada do companheiro a tres reuniões consecutivas seja motivo para que se lhe promova a necessária substituição."
. A deliberação de desligar algum instrutor de suas atividades, deverá ser comunicada a direção da Casa Espírita e este deverá retomar a seqüência de curso que fazia como aluno, devendo obter aprovação com zero faltas.
. Cabe aos dirigentes das Escolas de Formação de Trabalhadores acompanhar, com atenção, a freqüência dos instrutores.
"Não haja falha de serviço por nossa causa. Não se pode esquecer que o fracasso, na maioria das vezes, é o produto infeliz dos retardatários e dos ausentes." (André Luiz, Desobsessão, 4. ed., p.64).
. Visando o bom desempenho dos cursos, faz-se necessário a realização de reuniões de planejamento, treinamento e avaliação programadas pela direção da Escola para Formação de Trabalhadores.
. Estas reuniões deverao ocorrer no mínimo duas vezes durante o semestre, podendo, de acordo com as necessidades da Instituição, serem realizadas mais vezes.
. No caso de faltas no curso e/ou nas reuniões, o instrutor deverá justificar-se com antecedencia a direção da Escola para Formação de Trabalhadores do Instituto do Jovem.
. Todas as faltas serao avaliadas pelo Conselho Executivo do Instituto, tendo como parâmetro as orientações do Espírito André Luiz, no livro Desobsessão, cap.63: "Muito natural que a ausencia não justificada do companheiro a tres reuniões consecutivas seja motivo para que se lhe promova a necessária substituição."
. A deliberação de desligar algum instrutor de suas atividades, deverá ser comunicada a direção da Casa Espírita e este deverá retomar a seqüência de curso que fazia como aluno, devendo obter aprovação com zero faltas.
. Cabe aos dirigentes das Escolas de Formação de Trabalhadores acompanhar, com atenção, a freqüência dos instrutores.
"Não haja falha de serviço por nossa causa. Não se pode esquecer que o fracasso, na maioria das vezes, é o produto infeliz dos retardatários e dos ausentes." (André Luiz, Desobsessão, 4. ed., p.64).
Atribuições dos Instrutores
. Realizar o planejamento prévio das aulas.
. Fazer o registro de freqüência dos alunos em todas as aulas, incluindo as de práticas assistenciais.
. Avaliar semanalmente as aulas.
. Fazer a avaliação geral do curso, ao final do semestre.
. Participar das reuniões de avaliação e treinamento de instrutores, programadas pela direção da Casa Espírita (reunião e reciclagem).
. Fazer o registro de freqüência dos alunos em todas as aulas, incluindo as de práticas assistenciais.
. Avaliar semanalmente as aulas.
. Fazer a avaliação geral do curso, ao final do semestre.
. Participar das reuniões de avaliação e treinamento de instrutores, programadas pela direção da Casa Espírita (reunião e reciclagem).
Matrícula
A matrícula dos alunos novatos será realizada nos meses de janeiro e fevereiro, para o primeiro semestre, e junho e julho para o segundo semestre, em formulário próprio para tal.
"Nossos nomes, registrados no volumoso livro de matrícula onde os assináramos a chegada, ressoavam, um a um, proferido pela voz possante de um adjunto que, ao lado da tribuna de honra, como que secretariava a reunião." (Yvonne A. Pereira, Memórias de um suicida, 4. ed., p.420).
Materiais Didáticos
Os materiais didáticos dos cursos da Mocidade constituem-se em livros, com conteúdo das 12 aulas teóricas acompanhados dos respectivos cadernos de exercícios.
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